quarta-feira, 31 de março de 2010

Aconteceu em portugal....olha a comparação!!!

do Blog "O Coiso":

 

Árbitros e anestesistas

A partir do próximo dia 1 de Janeiro, os hospitais públicos vão ter que cumprir a determinação do ministério da Saúde: médico contratado só pode ganhar 35 euros por hora.
Os “media” chamaram a atenção para o facto de existirem médicos a ganharem 100 euros à hora, nomeadamente, anestesistas que, nesse caso, num banco de 12 horas, poderiam ganhar 1200 euros.
Ora bem: segundo o Diário de Notícias, um árbitro da Primeira Liga de futebol, pode ganhar, por jogo, 1090 euros, o que representa um aumento de cerca de 10%, em relação ao que se pagava no ano passado.
Não há dúvida que decidir se a mão do Miguel Vitor foi, ou não, decisiva para invalidar o golo do Benfica, é muito mais importante do que anestesiar uma vítima de um acidente de viação, para que possa ser operada de emergência.
O mais engraçado de tudo isto é que os jornalistas ficam mais incomodados com os 1200 euros ganhos pelo anestesista do que pelos 1090 ganhos pelo árbitro…

Quer visitar o blog clica aqui

Postado por Mohamad

sexta-feira, 26 de março de 2010

Testemunha de Jeová e Anestesia!!!!!

Sexta-feira, Março 05, 2010


DIZER NÃO A UM PACIENTE TESTEMUNHA DE JEOVÁ

A transfusão de sangue tem sido motivo de controvérsia quando o paciente é um praticante da seita Testemunha de Jeová. A repulsa ao sangue, mas a aceitação a alguns derivados (albumina, hemoglobina e fatores da coagulação) é motivo para muita reflexão. Alguns questionamentos podem auxiliar o leitor a compreender o problema em questão na relação médico-paciente.


1. Qual a fundamentação utilizada pelos testemunhas de Jeová para justificar suas atitudes em relação a transfusão de sangue e hemoderivados?
A crença contra a transfusao de sangue dos pacientes testemunhas de Jeová não é derivada do medo da aquisição de doenças, mas devido.......


Quer ler o texto inteiro clica aqui


Postado por Mohamad 

terça-feira, 23 de março de 2010

45a. JOSULBRA - Curitiba Paraná

Excelente a programação da Josulbra 2010 - tá mais com cara de congresso que jornada
Confira a programação clicando no ícone ou então clique www.josulbra.com.br




Nào esqueçam dos ótimos cursos pré-jornada

Apareeeeçam!!!


Postado por Mohamad

quinta-feira, 18 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

Auto - avaliação em reanimação em pediatria - PALS

Para quem quiser saber como está raciocinando perante um evento de ressuscitação pediátrica a American Heart disponibiliza uma auto-avaliação pré-curso.

Aos interessados aqui vai ao link do arquivo em .pdf (12,1M)





http://www.fastresponse.org/PALS_Precourse_Self_Assessment.pdf


Postado por Mohamad

terça-feira, 9 de março de 2010

É mole ou quer mais: Endoscopistas podem controlar a administração de propofol de forma segura e mais barata!!!

Autor: Dr. Will Boggs

Segundo um trabalho publicado na Gastroenterology, a administração de propofol guiada por um endoscopista é segura.
“Dissipamos totalmente o mito de que somente os anestesistas podem utilizar seguramente o propofol para a sedação em procedimentos”, o Dr. Douglas K. Rex, do Indiana University Medical Center, em Indianápolis, contou à Reuters Health por e-mail.
“Todavia, de forma alguma eu pretendo criar a percepção de que a droga não possui riscos significativos ou que não seja necessário um treinamento específico para o seu uso. Todos os agentes usados na sedação possuem riscos e, antes de serem utilizados, devem ser compreendidos em detalhes”.
O Dr. Rex e seus colaboradores reuniram dados, oriundos de ensaios publicados e de bases de dados prospectivas de 28 centros no mundo todo, sobre 646.080 procedimentos realizados sob anestesia com propofol administrada por endoscopistas. Em 11 casos, foi necessária intubação endotraqueal. Em 4 destes, os pacientes faleceram.
Todas as quatro mortes ocorreram em pacientes ASA III ou mais, submetidos a procedimentos médicos não rotineiros, e 3 sofriam sérias doenças subjacentes.
Nenhum paciente desenvolveu sequelas neurológicas permanentes, embora um paciente tenha apresentado convulsão tônico-clônica e outro um ataque isquêmico transitório.
Utilizando análises aproximadas, os autores calcularam que a convocação de um anestesista (U$ 286 por paciente) adicionaria mais de U$ 184 milhões aos gastos com os 646.080 procedimentos. Eles estimaram, posteriormente, que a adição dos especialistas salvaria 35,08 anos de vida, a um custo estimado de U$ 5,3 milhões por vida/ano salvo.
Para que os serviços dos anestesistas sejam custo-efetivos, dizem eles, o gasto não poderia ser superior a U$ 5,40 por procedimento.
“Se eu disponho de enfermeiras treinadas e registradas, administrando propofol sob minhas orientações, o paciente e a seguradora não têm este custo adicional, visto que meus honorários profissionais para a realização da endoscopia incluem o pagamento para a administração da sedação e este pagamento não distingue quais drogas eu uso”, explicou o Dr. Rex.
“Quando um anestesista é incorporado ao procedimento, temos um gasto inteiramente novo somado aos custos da realização do procedimento, devido à anestesia monitorada (Monitored Anesthesia Care – MAC). A MAC aumenta os custos sem qualquer aumento demonstrado em seu valor e, em procedimentos endoscópicos de rotina, é sem dúvidas o serviço médico mais supervalorizado na medicina norte-americana”.

Gastroenterology 2009;137:1229-1237.

Postado por Mohamad

TAP Block - Bloqueio do Plano Transverso Abdominal !!

Este bloqueio pouco difundido até a atualidade não é o bloqueio de ilio hipogástrico e ilio abdominal apenas mas também incluído ramos de T7 a T11 oferecendo uma analgesia muito boa para cirurgias abdominais especialmente com acesso infraumbilical. É pouco difundido pois anteriormente os pontos de referências eram "cegos" e imprevisíveis com risco de injeção intraperitoneal mas com a ajuda da tecnologia do ultrassom se tornaram objetivos e precisos ficando segura sua utilização. Difundido em anestesia pediátrica também.

Postado dois vídeos com a técnica clássica e ultrassonográfica.

















Postado por Mohamad

terça-feira, 2 de março de 2010

Futuro da medicina: wireless diretamente com a Anestesia

Esse novo vídeo com a legenda em inglês fala por si só pelas imagens. Vale a pena ver até o fim e se preparar para o futuro próximo.





Postado por Mohamad